quinta-feira, 16 de julho de 2009

Desinteresse pela leitura na escola

Resultados do Programa Ciência na Escola (PCE), mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), são apresentados na 61ª Reunião Anual da SBPC

O desinteresse pela leitura é considerado um problema comum na fase escolar. Em um projeto de iniciação científica, desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), foi constatado que apenas 10% do universo de mais de 300 estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Manaus tinham interesse em ler frequentemente.

"Mesmo tendo uma biblioteca dotada de livros e bons títulos, a maioria dos alunos não demonstrava, na época da pesquisa, ou seja, no ano passado, o interesse em buscar essa literatura", disse o aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcantônio Vilaça, Josué Macena, 16 anos.

O levantamento foi feito por meio do projeto "A leitura na escola: a análise da prática interpretativa no ensino médio do Centro de Referência Escola Estadual Marcantônio Vilaça", que faz parte da edição de 2008 do PCE, sob a coordenação do professor de Língua Portuguesa, Ricardo Braga.

O objetivo foi identificar e analisar o problema quanto ao desinteresse pela leitura entre estudantes de ensino médio. Além da fase de fundamentação teórica e elaboração dos instrumentos de pesquisa, a equipe do projeto aplicou questionários a 330 alunos do ensino médio da escola com perguntas relacionadas à prática de leitura.

Entre os resultados, o grupo de cinco alunos concluiu que o interesse pela leitura por parte dos alunos deve partir das relações sociais existentes entre eles e as pessoas mais experientes e próximas, tais como pais, mães e professores. Nesse caso, o diálogo, a afetividade e reflexão podem favorecer o gosto pela leitura dos alunos.

A aluna Ketlen Duarte, 16 anos, que também participou da equipe do projeto disse que o trabalho não acabou e que os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de práticas para estimular a leitura interpretativa.

Agora os alunos estão tendo a oportunidade de levar os resultados desse projeto ao público da 61ª Reunião Anual da SBPC, na exposição especial dos resultados do PCE na SBPC Jovem, instalada no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no horário das 9h às 19h, até a próxima sexta-feira, dia 17.

"Essa experiência está sendo excelente, pois é um espaço que temos para apresentar nosso trabalho a muitas pessoas ao mesmo tempo", frisou Ketlen.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE), mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed), é voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou da educação profissional e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.

Em 2008, foram 76 projetos apoiados e neste ano foram aprovadas 246 propostas, tanto de escolas da capital quanto do interior.

A Fapeam é uma das instituições parceiras na realização da 61ª Reunião Anual da SBPC, com recursos da ordem de R$ 180 mil, tendo destinado R$ 150 mil para apoiar o evento na capital amazonense e R$ 30 mil para a reunião regional preparatória ocorrida em Tabatinga (AM), no mês de março.

(Cristiane Barbosa, da Fapeam )

Um comentário:

  1. Eu penso que o gosto pela leitura tem que ser incentivado desde tenra idade, porque com todos os distractores postos à disposição das crianças e jovens é muito fácil elas não sentirem a mínima atracção pelo livro.

    Abraços
    Luísa

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