sábado, 23 de julho de 2011

Livro histórico de Vital Brazil é relançado

 

Obra comemorativa do Instituto Butantan traz fac-símile da original “A Defesa Contra o Ophidismo”, do cientista Vital Brazil, analisada por 12 pesquisadores

 

Agência FAPESP – O Instituto Butantan lançou no dia 4 de julho a edição comemorativa do livro A Defesa Contra o Ophidismo – 100 Anos Depois.

A obra traz um fac-símile da original A Defesa Contra o Ophidismo, do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950), com análises de 12 pesquisadores que abordam desde aspectos históricos dos acidentes e tratamentos envolvendo animais peçonhentos, quanto cenários envolvendo as atuais tecnologias para a produção de soros hiperimunes.

Eentre os autores das análises estão pesquisadores dos Institutos Butantan, de Infectologia Emílio Ribas, Adolpho Lutz, da Fundação Oswaldo Cruz e da Sociedade Brasileira de Toxinologia.

A publicação da obra original completou 100 anos em abril e se tornou um marco na história da produção científica brasileira. Ela é responsável por estabelecer parâmetros para a identificação e tratamento de acidentes com animais peçonhentos por meio de soros.

O ofidismo era um dos maiores desafios da saúde pública no início do século 20 e as descobertas de Vital Brazil, detalhadas no livro, ainda ajudam a salvar vidas. O cientista produziu no Butantan soros específicos para os venenos das serpentes brasileiras.

Mais informações: www.butantan.gov.br

Livro histórico de Vital Brazil é relançado | Agência FAPESP :: Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a tua visita

Super Grana